Não tenho andado muita a par dos novos lançamentos mas houve um com que me deparei há pouco tempo que me despertou a atenção devido ao meu crescente interesse pela figura de Anne Frank. Desde que li o seu Diário fiquei fascinada pela história mas também rendida à própria Anne e à sua personalidade tão madura e à frente do seu tempo.
Este livro chegou a Portugal no início deste mês mas foi publicado pela primeira vez em 1987 com o título original de "Recordando Anne Frank: A História da Mulher que ajudou a Esconder a Família Frank" e acabou por ter uma reedição em 2009 a quando das comemorações dos cem anos da autora, Miep Gies. No entanto, ela não é a única autora uma vez que o livro foi escrito a duas mãos em parceria com a jornalista e autora americana Alison Leslie Gold que aborda sobretudo o tema do Holocausto.
Miep trabalhava como assistente de Otto Frank, o pai de Anne Frank, e tornara-se íntima da família. Ao longo de 25 meses, ela e o marido mantiveram a família Frank escondida no anexo de um prédio de Amesterdão até serem traídos por uma denúncia anónima. Quando a Gestapo invadiu o esconderijo, a 4 de Agosto de 1944, e prendeu todos os seus ocupantes, deixou para trás o diário de Anne e outros dos seus escritos, em folhas soltas, Miep recolheu esses escritos na esperança de voltar a encontrar Anne e lhos poder entregar.
Neste livro intemporal, Miep relembra esses dias tortuosos e fá-lo com uma clareza e uma emoção vividas. A narrativa vai da sua própria infância, enquanto refugiada da Primeira Guerra Mundial, até ao momento em que entrega a Otto Frank - o único dos ocupantes do esconderijo a sobreviver ao Holocausto - o pequeno diário axadrezado. Relembrando o emprego na pequena firma de Otto, os demais funcionários do escritório e como conquistou a confiança e estima de seu patrão a ponto de depois ser escolhida para ajudar a família e alguns amigos durante a sua reclusão no anexo. Ao longo de mais de dois anos Miep e o marido ajudaram a esconder este grupo de judeus numa Holanda tomada pelos nazis. e como milhares de heróis desconhecidos do Holocausto, arriscaram diariamente a vida ao levar alimentos, livros, notícias e carinho às vítimas até à sua captura, traídos por alguém que até hoje não se conhece a identidade.
O interessante e emocionante deste livro será "ouvir" a história por alguém que a viveu e que conviveu com Anne Frank e tudo o que isso poderá acrescentar tanto de novidade como de perspetiva.
"... escrito com sincera e despretensiosa simplicidade... é uma significante peça de história assim como um documento valioso sobre a coragem humana." The Washingon Post
"Um relato pungente e que irradia humanidade." Elie Wiesel (autor de Noite)
"A sinceridade, humildade e coragem de Gies jamais deixarão de nos inspirar." Publishers Weekly
COMPRE AQUI
COMPRE AQUI
Este blog é um afiliado WOOK /BERTRAND . Ao comprarem através dos banners do blog estão a contribuir também com uma pequeníssima percentagem para a aquisição de mais livros para o reduto do Vício dos Livros na medida em que ganho uma pequena comissão que depois se reverte em vales de compras. Obrigada.
0 Comments:
Enviar um comentário