Clara Pinto Correia
Relógio d'Água, Novembro 1984
Romance
104 páginas
Sinopse
Novelas diversas dentro de uma História (ou diversas histórias numa só novela), a cavalo nos tempos do nosso tempo e nos múltiplos espaços que nos definem o lugar. O retrato de uma família pobre que vai migrando a conta gotas para a grande cidade de Lisboa à procura de uma vida melhor mas que acaba a tentar sobreviver nas novas e emergentes periferias dos anos 70.
«E só ela sabia que não eram as pernas trémulas que ali a retinham era, mas nunca diria a ninguém, a irreprimível rejeição de todo aquele mundo que nunca fora o seu e também não queria saber dela para nada. Entendes tu isto, Agrião? (...) Não fosse eu ter-te aqui comigo e já se tinha quebrado há muito tempo este fio frágil que ainda me ata ao mundo com um nó que muito devagarinho, se vai desfazendo.»
Agrião é o nome do cão da matriarca da família, Violante, encontrado junto aos pés de agriões no Pintado (Tomar) pouco antes da sua vinda para Lisboa para onde veio a custo morar com os filhos. Um companheiro que vai tornar a vida desta mulher desenraizada mais suportável e dar-lhe alguma alegria. Mas este não é um daqueles livros sobre animais especiais que são uma fonte de transformação dos seus donos ou que muito apreendem com eles, Agrião vai apenas dar o mote e pontuar o relato da saga familiar e da sua protetora entre o Pintado e Lisboa, o campo e a cidade.
Margarida, a feiosa vem para Lisboa após a morte de Dália, a sua irmã mais nova e uma das maiores alegrias que a cidade lhe proporcionou foi aprender a ler. Violeta, a virgem que se guardou para um homem de Lisboa e que acaba por viver esse seu auspicioso projeto de vida em Camarate. Depois surgem os netos e a bisneta Maria Carla (Pachacha) de feitio aguerrido e contestatário que não vai deixar ninguém indiferente.
Mas a cidade nunca foi para todos eles o elo dourado que esperavam nem lhes concretizou as quimeras desejadas e acabam por ser arrastados a viver as suas ilusões na periferia. Todas as personagens são enquadradas e situadas em locais concretos e reais que contextualizam as suas histórias (curiosamente alguns dos locais da minha infância e adolescência, raramente referidos em livros). Uns vivem numa casa construída pelos sogros em Camarate, outros passam por um quarto na Ameixoeira e acabam num prédio social nos Olivais Sul enquanto a geração seguinte já vai mais fora da cidade conseguindo adquirir o "Chalet Silva" em S. Domingos de Rana. Estes espaços vão defini-los e definir o seu futuro ao mesmo tempo que nos dão a conhecer um pouco da nova Lisboa que ia emergindo no início dos anos 70.
Em comum todos as mulheres da família sofrem grandes abnegações, desilusões e padecimentos com um sorriso escondido, mas como dizia a mãe "quem se sujeita a amar sujeita-se a padecer", revelando o comportamento sexista ainda muito presente no estilo de vida português. Através de uma observação bem-humorada, o livro acaba por fazer um retrato do nosso país entre o campo e a cidade na década de 70, sempre cheio de referências.
Um romance com uma escrita límpida, muito real e cru a lembrar Os Filhos da Mãe de Rita Ferro no seu realismo urbano e no retrato familiar que é feito embora de diferentes características.
Em comum todos as mulheres da família sofrem grandes abnegações, desilusões e padecimentos com um sorriso escondido, mas como dizia a mãe "quem se sujeita a amar sujeita-se a padecer", revelando o comportamento sexista ainda muito presente no estilo de vida português. Através de uma observação bem-humorada, o livro acaba por fazer um retrato do nosso país entre o campo e a cidade na década de 70, sempre cheio de referências.
Um romance com uma escrita límpida, muito real e cru a lembrar Os Filhos da Mãe de Rita Ferro no seu realismo urbano e no retrato familiar que é feito embora de diferentes características.
Clara Pinto Correia é uma escritora, ficcionista, cronista para além de bióloga e investigadora cientifica. Este foi o seu romance de estreia, publicado em 1984 com 24 anos e que recebe no ano seguinte o prémio da revista Mulheres (1978-1989). O seu primeiro sucesso editorial dá-se com "Adeus Princesa" (1985) transposto para o cinema em 1982 por Jorge Paixão da Costa. Destacam-se na sua obra, "E se tivesse a amabilidade de me dizer porquê?" (1986) em co-autoria com Mário de Carvalho, "Ponto Pé de Flor" (1990) e "Mais que Perfeito" (1997). Também escreveu vários livros infantis assim como de divulgação científica relacionados com área da fertilidade.
O ano passado regressou à escrita com "Todos os Caminhos", o primeiro da trilogia A Tirania da Distância.
** (Razoável)
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