A Palavra aos Escritores - ISABEL ALLENDE


Isabel Allende (02/08/1942)
A escritora mais vendida de língua espanhola

O seu primeiro romance "A Casa dos Espíritos" (1982) converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana com posterior adaptação ao cinema. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais.
O mais recente livro "Para Lá Do Inverno" (2017) tem como ponto de partida uma citação de Albert Camus "No meio do Inverno aprendi, por fim que havia em mim um Verão invencível."

O que eu gosto mesmo é de contar histórias. A pessoa que sou, os valores que me sustentam e a experiência de vida que acumulei reflectem-se nas entrelinhas de cada página que escrevo. Os leitores poderão encontrar mensagens, mas não é minha intenção dar sermões, apenas partilhar o que sinto e o que sei.
Para mim o mais difícil é o início, por isso, tenho uma data sagrada para começar cada livro, 8 de Janeiro. Nas primeiras três ou quatro semanas, quando ainda não encontrei o tom narrativo e as personagens permanecem indefinidas, sinto que estou  a escrever às cegas, que a história se me escapa por entre os dedos e não consigo agarrá-la. Aprendi a ser perseverante. Se me sento todos os dias diante do computador, disposta a escrever, mais cedo ou mais tarde a musa caprichosa da inspiração virá em meu auxílio. Nunca comecei um livro que não tenha terminado. Por vezes tive de interrompê-lo ou adiá-lo, mas a dada altura retomo-o e trabalho até vencer os obstáculos.
De um modo geral não falo sobre o livro que vou escrever, ou estou a escrever, porque muda muito durante o processo de criação. Posso perfeitamente apagar amanhã tudo o que escrevi hoje.
Excerto de entrevista de 2017 (Revista Somos Livros da Bertrand)

Todos os livros


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Os Filhos da Mãe de Rita Ferro

Amar Depois de Amar-te de Fátima Lopes ou os diferentes caminhos da superação amorosa - OPINIÃO