Novidades Desejadas em Português II

Como já referi no post anterior, muitos têm sido os dias comemorativos relativos á língua portuguesa e aos seus autores e tivemos em Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de Maio) e o Dia do Autor Português (22 de Maio) e já agora o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades a 10 de Junho que também celebra a nossa cultura. Aqui ficam algumas das obras publicadas de escritores portugueses que despertaram o meu interesse durante estes meses e foram livros bem diversificados desde a poesia, à História passando pela biografia.

                   

        POESIA                                                HISTÓRIA                                                     BIOGRAFIA

                                       


"CITO, LONGE, TARDE" 
despertou-me o interesse e curiosidade por ser o livro de estreia do futebolista Francisco Geraldes, alguém que estando bem longe deste universo acaba por já ser conhecido pela sua paixão pela literatura e promoção da leitura. Aqui apresenta-nos o que acaba por ser o resultado dessa paixão.

Um livro de poesia com um conjunto de poemas de interrogação e procura, em que são colocadas questões fundamentais que põem em causa o sentido de existência, segundo o autor "um exercício do que vivi, de procura por respostas a perguntas que, para mim, são fundamentais e que mais me inquietam mas também sobre o absurdo da existência e da nossa pequenez neste Universo tão vasto."
O título resulta da abreviatura de uma frase em Latim "Vai para o sítio mais longe e volta o mais rápido que conseguires", expressão utilizada para quem estava doente.

«Com palavras translúcidas, o Francisco oferece-nos um relato do que somos e do que queremos ser.» Pilar del Rio
 


"OUTRA HISTÓRIA, OUTRAS ESTÓRIAS" 
surge aqui, evidentemente, pelo meu gosto pela história, não tanto no sentido enciclopédico mas mais no da de saber aspetos interessantes e menos conhecidos, e que muito se deve também ao autor do livro. É uma coleção de histórias da História com aspetos desconhecidos de episódios famosos, bem como relatos de factos históricos que poucos conhecem, um livro de descobertas - cultas, lúdicas, sérias, surpreendentes. 

Foi escrito por um professor de História, mas não um qualquer, porque o professor Adérito Tavares é daqueles que torna a história aliciante e descomplicada e falo por experiência própria pois ele foi meu professor durante o ensino básico (7ª, 8º e 9º anos). Esta forma de encarar a História, refletiu-se nas crónicas que foi escrevendo em revistas, jornais e blogues sempre com o objetivo de divulgar uma história acessível ao leitor comum sem grandes preocupações de erudição, narrando episódios curiosos e divertidos, menos conhecidos e que agora resultam neste livro.

Com uma escrita ágil leve, inteligente e leve, o livro termina com um epílogo repleto de graças involuntárias dos alunos, fruto da ignorância, da distração ou de uma certa ingenuidade, as chamadas "anedotas" de todos os níveis que o professor foi colecionando ao longo dos anos que lecionou.

Outra História, Outras Estórias (Vídeo)


"INTEGRADO MARGINAL - BIOGRAFIA DE JOSÉ CARDOSO PIRES"
porque embora ainda não tenha lido grande coisa deste escritor é alguém que me desperta a curiosidade primeiramente por ter transformado a sua experiência de um acidente vascular cerebral em livro e pela sua figura boémia.

E pela mão do destacado escritor Bruno Vieira Amaral, vamos ficar a conhecer mais profundamente José Cardoso Pires ou quase tudo o que não se conhecia de um dos  maiores escritores nacionais da segunda metade do século XX. Este livro é o resultado de uma investigação de três anos com uma extensa contextualização do escritor, análise literária e múltiplos depoimentos em que se tece o processo de construção do escritor em simultâneo com o do homem.

O integrado, mas simultaneamente marginal, como é definido Cardoso Pires, foi um homem cuja personalidade foi formada no antagonismo. Um espírito que, apesar de amarrado a diversos ódios (ao campo, ao regime, à pequena burguesia da qual era originário, à literatura sentimental e demagógica, à polícia, à Igreja), nunca desistiu de Portugal e de ser escritor. Um espírito insubmisso cuja exigência obsessiva e quase doentia, a lentidão no processo de escrita e publicação entrava em contradição com a aspiração ao profissionalismo e com a insistência na dignificação do ofício de escritor que toda a vida defendeu.


«Monumental biografia, Uma obra-prima. A partir deste livro, as biografias terão um novo padrão.» Francisco José Viegas  

«Integrado Marginal é muito mais do que uma biografia. Reconstitui um percurso de exceção, lê com acutilância a sua produção literária e põe em foco a época que, para o bem e para o mal, moldou o escritor.» Jornal de Letras 

«Bruno Vieira Amaral assina uma biografia capaz de iluminar a vida e a obra, os triunfos e as contradições de José Cardoso Pires...»  José Mário Silva, Expresso


COMPRE AQUI


Este blog é um afiliado  WOOK /BERTRAND . Ao comprarem através dos banners do blog estão a contribuir também com uma pequeníssima percentagem para a aquisição de mais livros para o reduto do Vício dos Livros na medida em que ganho uma pequena comissão que depois se reverte em vales de compras. Obrigada.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Os Filhos da Mãe de Rita Ferro

Amar Depois de Amar-te de Fátima Lopes ou os diferentes caminhos da superação amorosa - OPINIÃO