O mais certo é já terem ouvido falar de alguns destes livros por aí ou até mesmo os terem já lido, mas tenho andado ausente e isto é uma espécie de atualização da wishlist. Uns estão nesta pequena lista devido a opiniões entusiasmantes que fui vendo e me contagiaram, outros pela sinopse e outros ainda pelas temáticas.
No mês de Junho foi lançado em Portugal o mais recente romance de uma das principais vozes da literatura espanhola recente, "Mulheres que Compram Flores" de Vanessa Montfort que tem tido uma enorme aceitação e excelentes classificações por aí.
Viciante, divertido, romântico e honesto, é um comovente romance sobre amizade e independência feminina, numa viagem épica rumo ao centro dos sonhos da mulher contemporânea.
Ainda nesse período, saiu um livro de uma das minhas áreas de interesse, desenvolvimento pessoal/psicologia: que vai abordar uma das questões com que curiosamente mais me tenho deparado ultimamente, a falta de capacidade de algumas pessoas em ouvir os outros e não deixarem falar. "O que Perde Quando Não Está a Ouvir" foi escrito por Kate Murphy, uma jornalista americana que visitou cinco continentes para encontrar as resposta à questão: Porque deixámos de escutar os outros?
Num mundo onde a tecnologia permite a comunicação constante e oportunidades para nos conectarmos, parece que ninguém está realmente a escutar e esta incapacidade está-nos a tornar cada vez mais solitários, menos tolerantes e isolados.
Através de conversas com profissionais de diferentes áreas, estudos de psicologia, sociologia e neurociência este livro vai mostrar, num tom bem-humorado e recheado de exemplos práticos, como podemos aprender e aperfeiçoar esta competência fundamental chamada: ouvir para assim seremos capazes de melhorar o conhecimento de nós próprios, aumentar a nossa criatividade e felicidade e nos relacionarmos verdadeiramente com os outros.
Apresentação do livro (Book Trailer) |
Em Julho saiu "O Anjo de Munique" de Fabiano Massimi, outro dos livros que muito e bem se fala por aí com opiniões quase unânimes quanto à sua qualidade.
Chega-nos já com o rótulo de thriller histórico do ano e passa-se no contexto da Alemanha pré 2ª Guerra Mundial a poucas semanas das eleições que vão dar o poder aos nazis. Com base em fatos reais este thriller, conta a história trágica e misteriosa de Geli Rabau, a sobrinha predilecta de Hitler que foi encontrada morta com um tiro no coração no seu apartamento em Munique, tornando-se assim na primeira vítima da propaganda nazi. O comissário Sigfried Saue é chamado com urgência para desvendar o caso, mas vai encontrar-se dividido na sua investigação entre aqueles que o mandam encerrar a investigação passadas escassas horas e aqueles que o instruíram a ir ao fundo do caso e descobrir a verdade, qualquer que seja.
Ao relatar esta história, o autor quis homenagear e render a justiça a esta rapariga de 22 anos, vitima de um crime de sangue envolto em muito mistério e que acabou por ser completamente esquecido, mas não esquecendo o entretenimento do leitor.
Também ainda no mesmo mês foi lançado um romance "O Pequeno Caderno das Grandes Verdades" cuja premissa me deixou bastante curiosa: Toda a gente mente sobre as suas vidas… O que aconteceria se em vez de mentir dissesse a verdade?
Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade?
Julian Jessop um septuagenário cansado de esconder a profunda solidão que sente decide então iniciar O Projeto da Autenticidade: um pequeno caderno verde, onde escreve a verdade sobre a sua própria vida, e que deixa pousado em cima de uma mesa do simpático café do seu bairro.. Mónica, a proprietária do café, encontra-o e resolve acrescentar a sua história e deixar o caderno num bar de vinhos do outro lado da rua.
Aos poucos quem encontra o caderno verde vai acrescentando as suas verdades mais profundas. Um gesto que vai alterar para sempre, as suas vidas. E seis desconhecidos vão acabar por se unir através do pequeno caderno verde, seis vidas que vão descobrir o poder da amizade e do amor.
O Pequeno Caderno das Grandes Verdades é um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador.
0 Comments:
Enviar um comentário