Celebrar o livro com livros infantis cheios de histórias livrólicas


Abril é um mês de especial celebração para o universo dos livros com a comemoração de duas datas significativas em que se assinala a importância do livro enquanto bem cultural e no nosso desenvolvimento intelectual logo desde a infância. Em tempos tão difíceis e de forte revés para este mercado tão especial para todos nós livrólicos nunca é demais evidenciar a sua relevância não esquecendo as datas que os evocam e se possível comprando livros.

No dia 2 comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil que se celebra desde 1967 por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY). O dia foi escolhido em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo) que nasceu precisamente a 2 de Abri de 1805.

Já a 23 de Abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor instituído pela Unesco em 1995 e cuja data foi escolhida por ser um dia significativamente importante para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes, que em 1899 nasceu Vladimir Nabokov e ainda o dia em que curiosamente nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.


A mim estas datas remetem-me sempre para livros favoritos, aqueles que me enchem o coração, relembram a paixão pelo livros e fazem-me claro não querer deixar passar estes dias em branco relembrando a sua importância e quase sempre comprando mais uns quantos para a estante.

Uma das minha últimas paixões deste mundo livrólico tem a ver com os livros infanto-juvenis que exploram o universo dos livros, celebram a sua magia e importância pelos olhos de uma criança. Simples, breves e muitas vezes cheios de fantasia relembram acima de tudo o seu encantamento e a capacidade de nos fazerem sonhar, viajar e de ir até onde a imaginação nos permitir seja em criança ou adulto. Deixo-vos alguns:

É um Livro
Numa divertida conversa entre um burro e um macaco com um rato a dar um ar da sua graça é explicado o que é um livro e como funciona a quem só conhece as novas tecnologias.
Uma história simples que vem lembrar as potencialidades do livro em oposição ao digital num retrato real dos nossos dias, de esquecimento e negligência do livro e da leitura. Uma tributo ao livro impresso.

 


A menina dos Livros
Um conto que celebra o amor pela literatura clássica infantil com um toque moderno em que se capta alguma da magia do que acontece quando alguém se perde ao ler uma história intemporal. Tem ilustrações belíssimas cheias de títulos de obras da literatura que muitas vezes dão forma aos próprios desenhos.
A Menina dos Livros atravessa um mar de palavras e entra no nosso mundo para dar a conhecer a um rapaz o quão mágicos os livros podem ser através duma aventura pelo mundo das histórias onde, com um pouco de imaginação, tudo pode acontecer.


Queridos livros
Um hino à leitura e à imaginação que os livros possibilitam em que se vão cruzar uma série de personagens de livros infantis num encontro com a protagonista da história, uma menina que gosta tanto de ler e se envolve tanto nas histórias que lê que as acaba por levar para os seus sonhos.
É paixão pelos livros a ser criada desde a infância e a evidência da sua importância para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças no conquistar de novos pequenos leitores para uma relação para a vida!



São livros que acabam por ser tanto para miúdos como para gaúdos, que vão encantar tanto uns como outros a diferentes níveís mas que acredito não deixem indiferentes os adultos apaixonados por livros.
E por aí também gostam de livros infantis e juvenis sobre livros, que outros recomendam?



Este blog é um afiliado WOOK /BERTRAND . Ao comprarem através dos banners do blog estão a contribuir também com uma pequeníssima percentagem para a aquisição de mais livros para o reduto do Vício dos Livros na medida em que ganho uma pequena comissão que depois se reverte em vales de compras. Obrigada.

Comentários

  1. Como sabes, adoro livros infantis. Irei explorar estes :) beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dois primeiros são mais admiráveis... espero que gostes! Jinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Os Filhos da Mãe de Rita Ferro

Amar Depois de Amar-te de Fátima Lopes ou os diferentes caminhos da superação amorosa - OPINIÃO