Sofia no Mundo das Coisas Perdidas

A minha paixão por livros leva-me a gostar de todos os géneros que abordem a sua magia e encantamento passando também pelos infanto-juvenis onde tudo tem outra pureza. Este é um livro juvenil que me chamou a atenção primeiro pela capa de cores vibrantes e depois claro está pela alusão ao poder dos livros e do que eles permitem. E poderá ser uma óptima sugestão de Natal para os mais pequenos.

Livro cedido pela Porto Editora


Sofia é uma menina que gosta de ler e os livros são a sua companhia na recorrente ausência dos pais, tem um livro mágico dado pelo pai mas que é simultaneamente proibido por não poder ser lido diante de adultos com a excepção do próprio pai. Cansada das histórias já de cor sabidas e com avidez e curiosidade por mais conhecimento quer abrir o armário dos livros proibidos, mas falta-lhe a chave para o abrir e para a encontrar vai fazer uma viagem por um mundo de fantasia até ao Mundo dos Objectos Perdidos.

É uma fábula repleta de seres fantásticos que vão apelar à imaginação das crianças realçando a capacidade que os livros têm de nos transportar para outros lugares e nos fazerem sonhar. Recomendado para leitores entre os 8 e os 10 anos ensina a valorizar a leitura e incentiva a descobrir os segredos que se podem esconder nas páginas de um livro.


 As ilustrações de Ângela Vieira são apelativas e cheias de detalhe, mas confesso que influenciada pela capa esperava que fossem coloridas, no entanto a ausência de cor dá oportunidade às crianças de pintarem o livro e darem mais uma vez asas à sua imaginação.

Este livro é ainda uma homenagem do autor a Sophia de Mello Breyner Andressen, no ano do seu centenário, aquela que o inspirou na escrita dos seus contos infantis, com quem diz ter aprendido a escrever para crianças e que através de um sonho o impulsionou para esse mesmo desejo de escrever para os mais pequenos. Quem não se lembra da Fada Oriana, A Menina do Mar ou o Cavaleiro da Dinamarca e dos seus cenários cheios de encantamento e personagens que fazem sonhar.


Sérgio Mendes é um autor português, professor de Física e Química, que escreve essencialmente histórias infanto-juvenis, uma das quais "Orlando - O caracol apaixonado" ganhou inclusive o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce em 2015. Escreve também poesia e em 2018 publicou o seu primeiro romance intitulado "O Quarto da Mãe".

COMPRE AQUI


Este blog é um afiliado WOOK /BERTRAND . Ao comprarem através dos banners do blog estão a contribuir também com uma pequeníssima percentagem para a aquisição de mais livros para o reduto do Vício dos Livros na medida em que ganho uma pequena comissão que depois se reverte em vales de compras. Obrigada.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Clube de Leitura "Regaleira de Livros"

Vencedor do Passatempo Dia Mundial da Criança