Na Islândia existe uma tradição natalícia que deixa qualquer amante de livros extasiado: trocar livros de presente e ficar a lê-los durante o resto da consoada. Cada islandês recebe pelo menos um livro de prenda e em seguida desfrutam dos seus novos livrinhos entre os cobertores acompanhados de chocolates.
Esta tradição está tão enraizada na cultura islandesa que deu origem ao fenómeno Jolabokaflod, a chamada Inundação de Livros do Natal, um evento que começa alguns meses antes do Natal em que as editoras publicam centenas de novos títulos e as livrarias promovem os autores e as suas obras transformando esta época num verdadeiro festival literário pela cidade. Mais, estes novos títulos são compilados num catálogo bókatíðndi, que é distribuído por todas as casas gratuitamente para que se possam escolher os livros a dar, tranquilamente, no sossego do lar.
Mesmo depois do Natal, os livros continuam a ser um dos motivos principais de conversa, discute-se o que se leu, emitem-se opiniões sobre os novos livros e autores e fazem-se comparações com anos anteriores.
Por mim importava esta tradição e o meu Natal ficaria ainda mais feliz, que acham?!
Um FELIZ NATAL cheio de livros no sapatinho!!!
Wow, faria como tu e importava esta tradição para cá! Que maravilha!
ResponderEliminarPois, para qualquer apaixonada por livros seria "ouro sobre azul", teríamos sempre livros de presente e ainda os poderíamos começar logo a lê-los... mas são outras culturas e mentalidades.
Eliminar