Para Averiguar do Seu Grau de Pureza de Jacinto Lucas Pires

#lusiteratura
Livro com mais de 10 anos
PARA AVERIGUAR DO SEU GRAU DE PUREZA
Jacinto Lucas Pires
Livros Cotovia, Abril 1999
Contos
80 páginas
Sinopse
Treze prosas com janelas para um mundo intranquilo, repleto de solidões que tentam abrir frestas tal qual as facetas que são feitas nas pedras preciosas em bruto para averiguar do seu grau de pureza (janelas) e assim chegar à sua interior e inconsciente verdade.
.
Já li este livro há muitos anos, mas agora a propósito do projecto Lusiteratura de que aqui falei resolvi voltar a pegar nele para relembrar este autor português, a sua escrita e ver se dava continuidade à leitura da sua obra. Lembro-me que em 1999 quando foi lançado foi bastante elogiado pela crítica e talvez por isso o tenha comprado. Ao relê-lo apercebi-me que ainda tinha presente o conto de que mais gostei mas que para além disso pouco mais me emocionou.

Cada prosa tem uma personagem principal inquieta que procura a sua própria voz e que possuí uma força e uma solidão só dela. O que acontece é que muitas vezes as histórias ora são confusas ora acabam por não ser bem o que parecem misturando a realidade com a ficção quase como um diálogo das personagens com os seus heterónimos acabando em ficções dentro da ficção. A história que é afinal o filme visto pela personagem principal ou o conteúdo de um quadro que está ser pintado ou ainda apenas um sonho do qual se acorda mas sem nada se recordar. Mas também a descrição de uma viagem de eléctrico que se vai cruzando com o livro que o protagonista está a ler. Demasiado confuso e talvez também metafórico para mim.

Não costumo fazer referência por aqui a livros que não me disseram assim tanto, mas já Cervantes dizia que "não há livro tão mau que não tenha algo de bom" e foi o que aconteceu. Quem sou eu para dizer que o livro é mau mas a mim não me cativou. No entanto, a verdade é que acabei por encontrar algo de muito bom, a prosa "Sombra e Luz" que me arrebatou com uma história intensa cheia de emoção e uma personagem feminina que me encantou. Existem mais dois ou três que me agradaram também pela sua intensidade e clareza, fossem todos mais assim e o livro teria resultado muito melhor, pelo menos para mim.

Apeteceu-me então partilhar a prosa que me conquistou e fez o livro valer a pena, quem sabe também poderá agradar a outros e proporcione um óptimo momento de leitura... considerem-na como um pequeno presente. 





Jacinto Lucas Pires é um escritor que se pode dizer multifacetado pois já escreveu e publicou os mias variados géneros com maior incidência para as peças de teatro, com as quais se iniciou em 1997 através de "Universos Frigoríficos", os romances e os contos. Mas também passou pelas obras de não ficção e a literatura infantil com colecção QUEM ilustrada por Sara Amado.

Ganhou vários prémios. Em 2008,  o Prémio Europa – David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e o Instituto Camões que permitiu a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e Mediterrâneo. Em 2013 recebeu o Grande Prémio de Literatura DST atribuído pelo dstgroup ao romance "O verdadeiro ator".

Paralelamente à escrita também realizou, para além de as escrever, duas curta-metragens "Cinemamor"(1999) e "B.D." (2004) e mais recentemente uma longa-metragem "Triplo A" (2017).

** (Razoável)

Todos os livros

Este blog é um afiliado WOOK /BERTRAND . Ao comprarem através dos banners do blog estão a contribuir também com uma pequeníssima percentagem para a aquisição de mais livros para o reduto do Vício dos Livros na medida em que ganho uma pequena comissão que depois se reverte em vales de compras. Obrigada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Os Filhos da Mãe de Rita Ferro

Amar Depois de Amar-te de Fátima Lopes ou os diferentes caminhos da superação amorosa - OPINIÃO