Para além dos livros, outro dos meus vícios, inofensivo são os filmes e tal como em literatura gosto de tudo um pouco embora tenha as minhas preferências. Uma delas passa, claro está por filmes sobre escritores e o mundo da escrita que me permitem conhecer um pouco melhor o mundo para mim tão apaixonante da literatura. Gosto de conhecê-los melhor e de saber um pouco mais das suas vidas para além da sua produção literária.
No ano que passou vi vários filmes desse género bem interessantes e que vos recomendo se também gostam da temática.
Um Editor de Génios
Em 1920 Max Perkins é um dos grandes editores norte-americanos e vai dar uma oportunidade a Thomas Wolfe depois das muitas rejeições e tentativas falhadas de publicação da sua obra. Ficamos a conhecer a história verídica da criação da amizade afectuosa e complexa que mudou para sempre as vidas de ambos. Pelo meio cruzamo-nos ainda com outros escritores com quem o editor trabalhava e a quem se lhe atribui a responsabilidade da descoberta como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald.
Trailer
To Walk Invisible
- As vidas das Irmãs Brönte
Charlotte Brontë a determinada altura diz para as irmãs que elas se devem manter invisíveis, isto é usar pseudónimos, se querem mostrar as suas obras numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades ao nível da escrita e eram pouco valorizadas.
Acompanhamos a vida da família Brontë, ficando a conhecer um pouco mais para além da história das três talentosas irmãs escritoras, Charlotte, Emily e Anne. Conhecemos Branwell Brontë, o problemático e alcoólico irmão em torno do qual a acção se vai desenrolando e revelando a paixão das irmãs pela escrita e depois as dificuldades na publicação dos seus livros.
Trailer
Papa Hemingway in Cuba
No anos 50 e enorme admiração de um jornalista americano por Ernest Hemingway leva-o a conseguir visitá-lo na ilha de Cuba onde se encontrava exilado. Entre eles vai nascer uma grande amizade e o jornalista vai testemunhar os problemas que afectaram o escritor antes de morrer. A história é verídica e conta uma parte da vida de Hemingway pouco revelada, os últimos tempos da sua estadia em Cuba até à vitória da Revolução Cubana e da subida ao poder de Fidel Castro.
Olá, Sandra!
ResponderEliminarTambém eu sou louquinha por cinema. Tenha eu filmes e livros e... a vida corre bem!
Não vi nenhum dos filmes que indica, mas gravei há dias o primeiro.
Sugiro dois: "O escritor fantasma" e "O Carteiro de Pablo Neruda". Óptimos!!
Beijo.
É verdade Teresa com livros e filmes é meio caminho andado para a alegria e dias bons. O "Carteiro de Pablo Neruda" já vi várias vezes e gosto muito até fiz comparação entre o o filme e o livro aqui no blog. O outro não conhecia mas já registei e vou ver ainda por cima tem um dos meus atores preferidos Ewan McGregor.
EliminarEspero que goste dos filmes sugeridos :)