Cada vez gosto mais dos livros infanto-juvenis biográficos e em Portugal ultimamente têm-se editado alguns bastante bons que incidem especialmente nas histórias e biografias de mulheres e figuras femininas que marcaram o mundo. Livros catalogados como infanto-juvenis em parte por terem uma linguagem mais simples e serem ilustrados, sempre de forma belíssima, mas que acredito farão as delícias de muitos adultos. Pelo menos as minhas fazem e já estão na wishlist.
Enquanto novidades destaco dois, o primeiro com as histórias de várias mulheres portuguesas lutadoras, corajosas, independentes e livres que tiveram a coragem de sonhar e mudar não só a sua vida como a de muitas outras. O outro faz parte de uma colecção que conta individualmente a vida de várias figuras femininas inesquecíveis, meninas/mulheres que sonharam e deixaram a sua marca.
Portuguesas com M Grande descreve a vida de 42 mulheres que fizeram história e mudaram o mundo em português, peças-chave no desenvolvimento do nosso país nas mais variadas áreas, mas algumas delas com um reconhecimento diminuto. Um livro que pretende dar palco e vida a tantas mulheres que são fonte de inspiração para qualquer idade nas mais diferentes áreas. Mulheres como a pintora Paula Rego, a actriz Beatriz Costa, a rainha D. Maria II, a atleta Rosa Mota, a fadista Amália Rodrigues, a sufragista Beatriz Ângelo, a heroína Brites de Almeida ou a pintora Vieira da Silva. ´
As ilustrações foram pensadas para captar a atenção das crianças mais pequenas, mas também cuidadosamente idealizadas para que os adolescentes não se sentissem envergonhados ou defraudados ao ler o livro.
E 42 mulheres porque é precisamente (apenas!) há 42 anos que as mulheres têm direito ao voto em As ilustrações foram pensadas para captar a atenção das crianças mais pequenas, mas também cuidadosamente idealizadas para que os adolescentes não se sentissem envergonhados ou defraudados ao ler o livro.
Portugal e para todas elas nada foi e é mais forte que o desejo de liberdade!
Vejam aqui |
A colecção Meninas Pequenas, Grandes Sonhos é composta por várias biografias em forma de contos sobre algumas das mulheres mais importantes da nossa história. Textos simples escritos com doçura com ilustrações que acompanham essa simplicidade próprias para as crianças entre os 4 e 6 anos que visam levá-las a descobrir como pequenos sonhos se transformaram em grandes histórias de vida e mudaram o mundo em que vivemos.
Para além destes dois volumes, a colecção tem ainda outros títulos publicados em português de Teresa de Calcutá e Amelia Earhart, a primeira mulher a atravessar o oceano Atlântico por via aérea, mas em inglês são já inúmeras as figuras retratadas que podem espreitar aqui .
Anne Frank viveu um momento trágico e excepcional da história do mundo, mas nunca perdeu a esperança e alimentou sempre o seu maior sonho: ser escritora.
Frida Kahlo focou presa a uma cama, mas deu asas à imaginação e libertou-se através da arte. O sonho de tornar-se uma grande pintora transformo a sua vida numa lição de irreverência e independência para todos nós.
Óptimos presentes para o Natal... para inspirar as crianças e deliciar os adultos!
Óptimos presentes para o Natal... para inspirar as crianças e deliciar os adultos!
0 Comments:
Enviar um comentário