Encontro de Booktubers e Bloggers em Leiria


Já passaram quase duas semanas desde o Encontro de Booktubers e Bloggers que aconteceu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em Leiria, mas tem me faltado o tempo e as palavras para descrever algo tão ímpar. Mas vou começar pelos adjectivos em forma de elogios; surpreendente, organizado, diversificado e caloroso no que diz respeito à organização, emocionante, contagiante e prazeroso em relação aos participantes que lhe deram vida e tornaram especial.

Para mim foi um dia cheio de emoções que começou bem cedo, a sair de Lisboa ainda o sol não nascera para apanhar o autocarro rumo a Leiria. Chegada à biblioteca fui logo surpreendida pela organização super profissional com direito a cartão de identificação, saco com folhetos turísticos da região de Leiria e marcador de livros exclusivo feito por uma booktuber ilustradora e designer. Depois foi tempo para uma breve apresentação dos participantes e reconhecimento de algumas caras de umas quantas booktubers que sigo e bloggers cujos blogs vou acompanhando.


Seguiu-se um roteiro literário do poeta Francisco Rodrigues Lobo com um percurso urbano que evocou a sua vida e obra, um cristão-novo, natural de Leiria que ficou conhecido pela sua obra literária e por ser o iniciador do Barroco na literatura portuguesa.

Ao longo do dia tivemos ainda a oportunidade de conhecer três autores leirienses, Vanda Furtado Marques com os seus livros infantis, Jaime de Oliveira Martins no romance histórico e Celina Lopes com um romance mais contemporâneo que divulgaram as suas obras acentuando a dificuldade dos novos e pequenos autores de publicarem e singrarem.

Vanda Furtado Marques

Celina Lopes
Jaime de Oliveira Martins


Ainda tivemos oportunidade de visitar uma sala secreta da biblioteca que contêm o espólio da biblioteca pessoal do seu patrono constituindo ainda a réplica do seu gabinete de trabalho no Palácio da Rosa em Lisboa onde viveu vários anos. É a Sala Museu Afonso Lopes Vieira que pode ser visitada mediante marcação e com a companhia de um guia que vai dar a conhecer um pouco mais deste poeta e pedagogo leiriense que doou tudo isto à cidade de Leiria. Afonso Lopes Vieira para além de ilustre poeta e um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa dedicou-se também à literatura infantil tendo escrito vários livros que incidiam sobretudo na ligação e defesa da natureza e a amizade aos animas.



E como é difícil um encontro de viciados em livros não incluir trocas de livros, este não foi excepção e muitos dos participantes levaram livros que já não lhes interessavam e claro que eu não podia nem conseguia sair de lá com as mãos a abanar e vim para casa com mais 3 livros para engrossar a minha estante. Também houve sorteio de livros mas a sorte não me bateu à porta.




- O Mapa do Tempo de Felix J. Palma (Editora Planeta, 2009)
- O Vale dos Cinco Leões de Ken Follet (Bertrand Editora, 2010)
- Contos de Hans Christian Andersen







Foi um dia inesquecível no ambiente inspirador de uma Casa de Livros repleta de pessoas com amor aos livros dos mais variados géneros com quem foi muito bom e enriquecedor partilhar este gosto e prazer, trocar ideias e experiências de leitura. As mentoras da ideia e organizadoras, a Ana do Canal The Phoenix Flight, a Andreia do Canal A Croma dos Livros e a Roberta do Blog Flames estão de parabéns não só pela organização mas também por todos os apoios que conseguiram e tornaram este encontro possível. Que venha o próximo!




Comentários

  1. Olá Sandra.
    Tive muita pena de não ter ido ao encontro. Mas ao próximo vou tentar não falhar.
    Também tenho o "Mapa do Tempo" para ler. Parece super interessante.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com já sabes foi muito bom e acho que superou as expectativas de toda a gente. Espero também conseguir estar no próximo e encontrar-te por lá para te poder conhecer pessoalmente. Jinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Carteiro de Pablo Neruda: Livro vs Filme

Os Filhos da Mãe de Rita Ferro

Amar Depois de Amar-te de Fátima Lopes ou os diferentes caminhos da superação amorosa - OPINIÃO