quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Dia da Livraria e do Livreiro - Livraria Leituria


A propósito do Dia da Livraria e do Livreiro poderia destacar muitas bonitas e importantes livrarias que temos por cá e são conhecidas e reconhecidas até além-fronteiras. Temos a Livraria Mais Antiga de Portugal, a Bertrand do Chiado, a  provavelmente mais pequena do Mundo, A Livraria do Simão, uma das mais originais, a Ler Devagar e uma das mais bonitas, a Livraria Lello no Porto.

Mas quero dar a conhecer uma outra, a Leituria, uma livraria/espaço cultural que visitei precisamente no Dia da Livraria e do Livreiro, dia 30 de Novembro para espreitar e aproveitar a campanha de todos os livros usados a 5€. Fica em Lisboa na zona do Saldanha mais precisamente na Rua D. Estefânia.


Enquanto livraria, para além de disponibilizar as novidades do mercado tem também uma secção de livros usados com obras a partir de 1 euro em que volta e meia têm campanhas muito convidativas como a que aproveitei quando lá fui.. Outra das prioridades é a literatura infantil tendo sido criado para tal um cantinho especial dedicado aos mais novos onde se realizam inúmeras actividades para eles. Para além dos livros podemos comprar ainda artigos de papelaria bem bonitos.

Mas muito mais do que uma livraria, a Leituria é um espaço cultural, montra de diversas artes e manualidades em que se apresentam trabalhos de numerosos criadores nacionais da área da pintura até à cerâmica e artesanato passando pela fotografia.  E tudo isto pode ser visto acompanhado por um copo de vinho escolhido a partir da carta de vinhos da própria livraria.








Existe também uma intensa e diversificada programação que vai desde os workshops dos mais variados temas aos recitais, eventos para crianças e as inevitáveis apresentações e lançamentos de livros. E para os viciados dos livros a Leituria tem ainda um activo Clube de Leitura mensal e o Jantar de Devoradores de Livros, uma género de tertúlia com um tema específico e um convidado especial a que se segue um jantar convívio. 

Este espaço é o sítio ideal para se encontrar aquele livro que não se está à procura e comprar artigos de papelaria bem amorosos, muitos alusivo à cidade de Lisboa.

O resultado da minha visita 



Sem comentários:

Enviar um comentário