Já passaram quase duas semanas desde o Encontro de Booktubers e Bloggers que aconteceu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em Leiria, mas tem me faltado o tempo e as palavras para descrever algo tão ímpar. Mas vou começar pelos adjectivos em forma de elogios; surpreendente, organizado, diversificado e caloroso no que diz respeito à organização, emocionante, contagiante e prazeroso em relação aos participantes que lhe deram vida e tornaram especial.
Para mim foi um dia cheio de emoções que começou bem cedo, a sair de Lisboa ainda o sol não nascera para apanhar o autocarro rumo a Leiria. Chegada à biblioteca fui logo surpreendida pela organização super profissional com direito a cartão de identificação, saco com folhetos turísticos da região de Leiria e marcador de livros exclusivo feito por uma booktuber ilustradora e designer. Depois foi tempo para uma breve apresentação dos participantes e reconhecimento de algumas caras de umas quantas booktubers que sigo e bloggers cujos b…
Cada vez gosto mais dos livros infanto-juvenis biográficos e em Portugal ultimamente têm-se editado alguns bastante bons que incidem especialmente nas histórias e biografias de mulheres e figuras femininas que marcaram o mundo. Livros catalogados como infanto-juvenis em parte por terem uma linguagem mais simples e serem ilustrados, sempre de forma belíssima, mas que acredito farão as delícias de muitos adultos. Pelo menos as minhas fazem e já estão na wishlist.
Enquanto novidades destaco dois, o primeiro com as histórias de várias mulheres portuguesas lutadoras, corajosas, independentes e livres que tiveram a coragem de sonhar e mudar não só a sua vida como a de muitas outras. O outro faz parte de uma colecção que conta individualmente a vida de várias figuras femininas inesquecíveis, meninas/mulheres que sonharam e deixaram a sua marca.
Portuguesas com M Grande descreve a vida de 42 mulheres que fizeram história e mudaram o mundo em português, peças-chave no desenvolvimento do noss…
Antes de revelar os eleitos impõem-se os balanços mas quase que me apetecia passar ao lado de tão pobre que será. Não cumpri nem realizei quase nenhum dos objectivos a que me propus por aqui e quanto a projectos e desafios limitei-me a participar no Clube dos Clássicos Vivos e no Ler Os Nossos que são os do coração e de que não prescindo mesmo. De resto acho que foi literalmente tudo ao lado, mas enfim... anos menos conseguidos. Li apenas 17 livros (menos um do que o ano passado), num total de 3.293 páginas e não consegui completar o desafio do Goodreads em que aumentei a fasquia em relação ao ano passado e me tinha proposto a ler 25, fiquei um pouco longe. O livro mais pequeno que li foi Meninas Pequenas, Grandes Sonhos - Anne Frank e o maior Jane Eyrede Charlotte Brontë, o mais popular foi O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald e o menos Meninas Pequenas, Grandes Sonhos - Anne Frank, certamente por ser uma novidade infanto-juvenil com poucas classificações no Goodreads.
Foram bem me…
Comentários
Enviar um comentário